“Olhares altivos, coração soberbo: a lâmpada dos ímpios é o pecado. Os projetos do homem diligente têm êxito, mas quem se precipita cai certamente em ruína.” (Provérbios 21,4s)
Ao longo de nossa jornada quaresmal, tivemos uma leitura nas vésperas dos dias da semana do livro mais “prático” da Bíblia, Provérbios. Essas leituras, incluindo a citada acima, me oferecem dicas práticas de sabedoria antiga, e sobre “como fazer” para ter uma vida sábia e saudável. Fazemos essas leituras especificamente durante a Quaresma, porque este é, entre outras coisas, um período de profunda renovação física e espiritual; de hábitos saudáveis de trabalho, de alimentação, de oração, de repouso e um “projeto” saudável para tudo isso, diariamente. Na passagem citada acima, sou recordado de encarar cada dia com 1. Humildade, que é um tipo gentil de honestidade em relação a mim mesmo e ao próximo, uma “lâmpada” que ilumina as situações com um realismo gentil, em vez de pensamentos ilusórios, e 2. Um “projeto” que seja “diligente” em vez de “precipitado”, o que significa que devo ter persistência e paciência em todo o meu “projeto” ou planejamento para hoje. (Nota para mim mesmo: “paciência” significa aceitar que “meus” projetos não saiam do “meu” jeito ou com a rapidez necessária, devido às minhas próprias falhas e/ou às do meu próximo, e ainda assim manter a fé em Deus, que continua a nos amar e a nos guiar em nossos erros e acertos.)
À medida que o fim da Quaresma se aproxima, com os “quarenta” dias a se completarem nesta sexta-feira, uma vez mais tomo suas ferramentas úteis, como os fragmentos de sabedoria na leitura citada acima, e deixo que elas orientem meu dia de trabalho. E se perdi meu foco quaresmal em algum momento, ao longo dessa jornada de quase seis semanas, volto a adotar a paciência, a humildade e a diligência nesta manhã, encorajado por este novo dia, outro dia de renovação quaresmal.
Versão brasileira: João Antunes
© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com