REPARTIR O PÃO

… se repartires o teu pão com o faminto e matares a fome ao pobre, a tua luz brilhará na tua escuridão, e as tuas trevas tornar-se-ão como o meio dia. O SENHOR te guiará constantemente, saciará a tua alma no árido deserto, dará vigor aos teus ossos. Serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas inesgotáveis.” (Isaías 58,10s)

À medida que o tempo de jejum se aproxima do fim em minha Igreja nesta sexta-feira (ou “Paraskevi”, o Dia da Preparação), e nós nos preparamos para acompanhar Nosso Senhor Jesus Cristo em Seu caminho para a Cruz, que eu possa “repartir o meu pão” com os outros, inclusive com Ele. A Semana Santa da paixão de Nosso Senhor não está voltada para “mim”, não mais — como foi durante a Quaresma — voltada principalmente para o arrependimento e o jejum em relação aos “meus” problemas. A partir de agora, passamos a nos concentrar n’Ele e em Seus últimos dias, que levaram à Cruz e à Ressurreição. Hoje, quero deixar de lado minhas próprias expectativas em relação ao próximo e ver o que posso fazer, por menor que seja, para “repartir o pão” em minha comunidade. Como o profeta Isaías me recorda hoje, é dando de mim mesmo que eu recebo. Quando compartilho o pouco que tenho, até mesmo a minha “escuridão” se torna “como o meio dia”, como diz o profeta; o Senhor sacia a minha alma e me torna como “uma fonte de águas inesgotáveis”.

Graças Te dou, Senhor, por nos dar tanto, em troca de tão pouco! Que eu possa “repartir o meu pão” um pouco hoje e dar e per-doar, para que eu possa ter luz em vez de trevas. “Hosana ao Filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor!” (Mateus 21,9).

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com