A SEMANA LUMINOSA, UMA SEMANA DE DOMINGOS

Este é o dia da vitória do SENHOR: cantemos e alegremo-nos nele!” (Salmo 117/118,24)

Durante a semana seguinte ao Domingo de Páscoa, conhecida como “Semana Luminosa” na tradição cristã Ortodoxa, nossos ofícios religiosos se concentram na repetição dos hinos e orações do Domingo de Páscoa, como se cada dia dessa semana fosse um domingo ou, mais especificamente, o Domingo de Páscoa. E as Horas habituais são substituídas por uma única e mesma “Hora(s) Pascal(is)”, com a hinografia da Páscoa.

O objetivo dessa repetição é nos levar a contemplar o novo “agora”, o novo “hoje” que amanheceu, como resultado da “pascha” de Cristo, a “passagem” de Cristo ou a transição da morte para a vida. Sou continuamente chamado, todos os dias e todas as horas, a fazer essa transição, do pensamento e do ser que trazem a morte para o pensamento e o ser que trazem a vida, em Cristo. Seu Caminho, da Cruz que vence a morte, é o nosso Caminho agora, em nosso novo “agora”. Em comunhão com Ele, em contato consciente com Ele, podemos sempre fazer essa transição, estendendo a mão para a Sua mão estendida, assim como Adão e Eva saem de seus túmulos, conforme retratado no ícone da Ressurreição.

Cristo ressuscitou dos mortos”, queridos amigos, “pela morte venceu a morte, e deu a vida aos que estão nos túmulos” — todos nós, que de vez em quando ficamos presos neste ou naquele “túmulo” de atitudes que trazem a morte. Portanto, que eu faça uma pausa hoje e cante e me alegre com Ele, Que me tira de meus túmulos autoinfligidos. Este é o dia da vitória do Senhor, meus amigos. Cantemos e alegremo-nos nele!

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com