CELEBRANDO A PRIMAVERA E A AMIZADE

Hoje a primavera sopra sua fragrância, e a nova criação se regozija! Hoje são levantadas as trancas das portas e, deixando a incredulidade, clama Tomé, o amigo. ‘Meu Senhor e meu Deus’.” (Exapostilarion do Domingo de Tomé)

Estamos na primavera [no Hemisfério Norte]! Encanta-me que, no Domingo de Tomé, a hinografia de nossa Igreja celebre esse fato, juntamente com a libertação do “amigo” Tomé daquilo que ameaçava destruir sua amizade com o Senhor e com a comunidade de Seus discípulos, que era sua descrença que o isolava. Para o caso de algum de nós pensar que a vida “espiritual” da Igreja significa não estar ciente das realidades físicas ou problemáticas (como a descrença) de nosso mundo, celebramos hoje a bela primavera e o renascimento da amizade de Nosso Senhor e Tomé.

Também celebramos o próprio São Tomé, que, apesar das vozes de descrença em sua cabeça, veio, viu e até tocou seu Amigo, o Senhor ressurreto, e assim foi liberto da escravidão de seus próprios pensamentos, que eram seus temores de ter sido abandonado por seu Amigo. Essa é a nova liberdade e a nova felicidade para as quais todos nós somos chamados, por meio da “santa amizade” que é a Igreja. É por meio da presença real e física de Nosso Senhor em nosso meio, e por nos mostrarmos em Sua presença e na presença de outros de nossos verdadeiros amigos, que somos libertos de qualquer cativeiro que possamos estar suportando em nossa própria vida hoje, seja um vício nesta ou naquela coisa ou pessoa, ambição ou medos egoístas e egocêntricos em nossa própria cabeça. Podemos realmente apreciar a primavera se nos permitirmos vir, ver e crer hoje em um Senhor que é capaz e está disposto a Se oferecer a nós em santa amizade, apesar das “portas fechadas” de nosso coração.

Não negligenciemos nossas santas amizades hoje, meus amigos, e se tivermos a oportunidade de vê-las e tocá-las, não deixemos passar essa oportunidade, porque a Santa Amizade não se sustenta apenas com mensagens do WhatsApp. Cristo ressuscitou!

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com