PERCEPÇÃO É TUDO

A candeia do teu corpo são os teus olhos. Se os teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpo estará iluminado; mas se estiverem em mau estado, o teu corpo estará em trevas. Examina, pois, se a luz que há em ti não é escuridão. Se todo o teu corpo está iluminado, não tendo parte alguma tenebrosa, todo ele será luminoso, como quando a candeia te ilumina com o seu fulgor.” (Lucas 11,34ss)

Nosso “olho” é nossa percepção das coisas; a maneira como “vemos” a nós mesmos, nossas vidas, outras coisas e outras pessoas, inclusive Deus. Por Sua graça, em conexão com Ele, posso “ver” com os olhos da fé. Isso significa “ver” com gratidão, humildade, paciência, sabedoria, compaixão, perdão, esperança e assim por diante. Nesse caso, o clássico “copo” está sempre “meio cheio”, independentemente dos altos e baixos das circunstâncias externas. Por outro lado, quando me afasto de uma conexão com Deus ou perco Deus de vista, minha visão fica distorcida e, por isso, tendo a “ver” as mesmas circunstâncias com insatisfação, ressentimento, impaciência, medo egocêntrico, angústia, etc.

Nesta manhã, que Deus “limpe” meus “olhos” para que eu possa ser grato por mim mesmo, pelos outros e por todas as coisas, e aceitá-los do jeito que são. E quanto às coisas que devo e posso mudar nesse panorama, que eu me abra à gentil sabedoria de Deus, para que eu também possa “ver” o rumo adequado de ação nessas questões. É simples, mas nem sempre é fácil. Preciso do auxílio de Deus, do perdão de Deus, para que eu possa perdoar a mim mesmo e aos outros, enquanto dou os pequenos passos que preciso dar hoje, mesmo que imperfeitamente, para seguir em frente. “Senhor, conceda-me a serenidade para aceitar aquilo que não posso mudar, a coragem para mudar o que me for possível e a sabedoria para saber discernir entre as duas.

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com