DAR SEM RESERVAS

José de Arimateia, respeitável membro do Conselho que também esperava o Reino de Deus, foi corajosamente procurar Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. Pilatos espantou-se por Ele já estar morto e, mandando chamar o centurião, perguntou-lhe se já tinha morrido há muito. Informado pelo centurião, Pilatos ordenou que o corpo fosse entregue a José. Este, depois de comprar um lençol, desceu o corpo da cruz e envolveu-o nele. Em seguida, depositou-o num sepulcro cavado na rocha e rolou uma pedra sobre a entrada do sepulcro. Maria de Magdala e Maria, mãe de José, observavam onde o depositaram. Passado o sábado, Maria de Magdala, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram perfumes para ir embalsamá-lo.” (Marcos 15,43-16,1)

É um exemplo de doação sem esperar nada em troca, o que José de Arimateia faz pelo Corpo de Cristo já falecido, e o que as mulheres pretendiam fazer. Elas haviam colocado suas esperanças no “Reino de Deus” em Jesus de Nazaré, mas quando Ele morreu, essas esperanças morreram com Ele. Embora não tivessem mais fé de que Ele estabeleceria “o Reino”, seu amor por Ele permaneceu. Portanto, foi o amor, e não a fé, que levou essas pessoas enlutadas, José de Arimateia e as mulheres, apesar de sua dor, a cuidar dos ritos funerários tradicionais e adequados para seu Mestre. E esse amor foi recompensado de uma forma inesperada, com a Vida Nova que emergiu do túmulo.

Quando nossas esperanças são destroçadas por alguma perda, seja pela morte ou por algum outro tipo de “fim” ou decepção, talvez nós também possamos continuar a nos doar, nos pequenos atos de amor que conseguirmos. Em vez de nos isolarmos ou, pior ainda, ficarmos ressentidos conosco e com os outros por termos tido esperança e amado, podemos encontrar pequenas maneiras de sermos prestativos com o próximo, mesmo que não tenhamos mais nenhuma de nossas expectativas ou esperanças anteriores. Deus Se abre para nós de novas maneiras, na Vida Nova, quando damos sem reservas, é a minha experiência. Cristo ressuscitou, queridos amigos. Santo e justo José de Arimateia e Mulheres Portadoras de Aromas, rogai a Deus por nós!

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com