
“Com quem poderei comparar esta geração? É semelhante a crianças sentadas na praça, que se interpelam umas às outras, dizendo:
‘Tocamos flauta para vós
e não dançastes;
entoamos lamentações
e não batestes no peito!’.
Na verdade, veio João, que não come nem bebe, e dizem dele: ‘Está possesso!’. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘Aí está um glutão e bebedor de vinho, amigo de cobradores de impostos e pecadores!’. Mas a sabedoria foi justificada pelas suas próprias obras.” (Mateus 11,16-19)
Deus revela Sua sabedoria de diferentes maneiras e por meio de diferentes tipos de pessoas. Mas se nosso coração estiver fechado para a sabedoria de Deus, especialmente quando estamos imersos em nossa própria “sabedoria”; quando “nos temos por sábios” (Isaías 5,21), então rejeitamos a sabedoria de Deus sob qualquer pretexto. E o pretexto mais comum para rejeitar a mensagem de Deus, conforme ela é pregada neste mundo, parece ser a crítica ao comportamento de Seus mensageiros. Eu me tornaria um cristão, dizem, se encontrasse um cristão “de verdade”. Mas essa mentalidade, cega como está ao julgar os outros, pela convicção de que “eu” estou em posição de julgar a situação de outros seres humanos, não reconheceria um cristão “de verdade” nem no próprio Cristo. No entanto, a sabedoria de Deus “é justificada” ao longo da história por seus muitos “filhos”; pelos muitos que escolheram acolher Sua mensagem, deixando para Deus o julgamento dos mensageiros de Deus.
Que hoje eu não perca tempo julgando as pessoas que encontrarei, para não perder o que posso aprender com elas. Oro nesta manhã para que eu seja um pouco mais dócil, para que eu possa crescer n’Ele, em vez de ficar fechado em minha própria cabeça. “Ó Cristo, verdadeira luz, Que ilumina e santifica os que vêm ao mundo: que a luz da tua face brilhe sobre todos nós, para que nela, possamos ver a tua luz inacessível. Dirige nossos passos no cumprimento de Teus mandamentos, por meio das intercessões de Tua Mãe Puríssima e de todos os santos” (Oração da Primeira Hora).
Versão brasileira: João Antunes
© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com
