
“Cantarei a misericórdia e o juízo: a ti, Senhor, cantarei. (Ἔλεος καὶ κρίσιν ᾷσομαί σοι, Κύριε. / Милость и суд воспою Тебе, Господи.)” (Salmo 100/101,1)
Nosso Deus é misericordioso e justo. E a Via Crucis para a qual Ele nos conduz envolve o exercício não apenas da misericórdia, mas também do juízo. Esse último parece quase contracultural em nossa época, quando parecemos estar coletivamente “cantando” para um deus diferente, que exige de nós apenas que sejamos “bonzinhos”.
Mas, às vezes, preciso ser “não bonzinho”, tanto em relação a qualquer comportamento doentio meu quanto de outras pessoas. Assim como Nosso Senhor Jesus Cristo não foi “bonzinho” com aqueles que compravam e vendiam na “casa” de Seu Pai e os expulsou (João 2,15), às vezes preciso ser mais duro e expulsar de minha “casa” qualquer comportamento, mentalidade e até mesmo relacionamento doentios, em vez de cair no vitimismo. Nosso Deus é um Deus que me honra, não apenas com Sua abundante misericórdia e compaixão por minhas dificuldades, mas também com Seu juízo, responsabilizando-me por tomar decisões conscientes. Que eu me fortaleça e continue “limpando a casa”, onde quer que eu precise fazer isso, com a misericórdia e o juízo de Deus. “Cantarei a misericórdia e o juízo: a ti, Senhor, cantarei.”
Versão brasileira: João Antunes
© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com
