“Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Ficai sabendo isto: Se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a casa. Por isso, estai também preparados, porque o Filho do Homem virá na hora em que não pensais.” (Mateus 24,42ss)
Preciso estar pronto hoje para receber o Senhor na “casa” que Ele me confiou, que é o meu coração. Minha “prontidão”, “vigilância” ou “despertar” para Deus não é apenas uma coisa de domingo; é uma coisa de todos os dias, como o Senhor me recorda aqui. Portanto, meu foco principal, no que diz respeito à minha conexão com Deus, precisa estar sempre no “hoje”, em qualquer dia da semana.
Para mim, essa constatação é um grande alívio, pois torna as coisas mais simples, libertando-me de preocupações excessivas com “outros” dias do passado ou do futuro. Todos os outros dias e situações, sejam do passado ou do futuro, não precisam me preocupar tanto quanto “hoje”. Porque meu Senhor, Que é sempre “Aquele que há-de vir” (Mateus 11,3), costuma nos fazer visitas inesperadas, quando não estamos ocupados entretendo ladrões ou impostores em Sua “casa”.
Portanto, que eu fique atento a quaisquer “ladrões”, como o medo egocêntrico ou o rancor contra pessoas ou instituições; que eu me livre deles se já tiverem “entrado”. Nesta manhã, concentro-me no dia de hoje, como o dia em que meu Senhor está chegando, pelo que sei. “Este é o dia da vitória do SENHOR: cantemos e alegremo-nos nele!” (Salmo 117/118,24).
Versão brasileira: João Antunes
© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com