TRANSFIGURADOS PARA SERMOS NÓS MESMOS

Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e levou-os, só a eles, a um monte elevado. E transfigurou-se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que lavadeira alguma da terra as poderia branquear assim. Apareceu-lhes Elias, juntamente com Moisés, e ambos falavam com Ele. Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: ‘Mestre, bom é estarmos aqui; façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias’. Não sabia que dizer, pois estavam assombrados. Formou-se, então, uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e da nuvem fez-se ouvir uma voz: ‘Este é o meu Filho muito amado. Escutai-o’. De repente, olhando em redor, já não viram ninguém, a não ser só Jesus, com eles.” (Marcos 9,2-8)

Enquanto nós, que seguimos o Calendário Juliano Tradicional, celebramos hoje a grande festa da Transfiguração, estou refletindo sobre a preocupação altruísta, embora tola, de Pedro em providenciar “tendas” para abrigar o Senhor, Elias e Moisés, mas não ele próprio e seus amigos Tiago e João. Também é fascinante o fato de Pedro decidir que é conveniente interromper uma das conversas mais importantes já testemunhadas por seres humanos, com sua sugestão, apesar de estar “assombrado”. Isso é tão “Pedro”. Estou pensando que, quando somos visitados pela graça de Deus; quando Deus nos faz humildes com o “bom” em nossa vida — e percebemos que isso não vem de nós, mas d’Ele —, ficamos menos inibidos em nossa autodoação, em nossa gratidão. Tornamo-nos mais corajosos em um bom sentido; tornamo-nos mais nós mesmos, diante de Deus e dos outros.

Hoje, que eu abra meus olhos e meu coração para o “bom” que é a graça de Deus. Ela me ajuda a vencer o medo e a ser eu mesmo, a serviço dos outros, em vez de entesourar o “bom” da minha vida de maneira egocêntrica. Senhor, ajuda-nos a amar uns aos outros e a nós mesmos como o Senhor nos tem amado, — como somos, — para que possamos progredir e compartilhar de nós mesmos na luz e leveza de Sua cruz.

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com