
“… Ele tudo submeteu a seus pés e deu-o, como cabeça que tudo domina, à Igreja, que é o seu Corpo, a plenitude daquele que tudo preenche em todos. Também a vós, que estáveis mortos pelas vossas faltas e pecados, aqueles em que vivestes outrora, de acordo com o curso deste mundo, de acordo com o príncipe que domina os ares, o espírito que agora atua nos rebeldes…” (Efésios 1,22-2,2)
Será que São Paulo está afirmando que nós, membros da “Igreja, que é o seu Corpo, a plenitude daquele que tudo preenche em todos”, não mais “pecamos” ou “cometemos faltas” — portanto, estamos “vivos”? Não, o Apóstolo sabe que estamos “vivos” como obras em andamento, como Sua “obra” (Efésios 2,10). Ainda pecamos e cometemos faltas de vez em quando, ficando aquém da “plenitude” que não vem de nós, mas “daquele que tudo preenche em todos”.
São Paulo está afirmando que nosso propósito mudou. Fomos dedicados e “vivos” para o Seu chamado; para o propósito de Deus para nós. Como ele escreve alguns versículos mais adiante dos citados acima, “porque nós fomos feitos por Ele, criados em Cristo Jesus, para vivermos na prática das boas obras que Deus de antemão preparou para nelas caminharmos” (Efésios 2,10). Agora somos abençoados com o conhecimento da Via que devemos caminhar, mesmo que façamos isso de forma imperfeita. Não mais lutamos para caminhar da maneira inútil que “vivíamos outrora, de acordo com o curso deste mundo, de acordo com o príncipe que domina os ares”.
Graças Te dou, Senhor, por nos vivificar para a verdadeira plenitude, a Tua plenitude, e pelo fato de que o curso deste mundo não é “isso”. Nenhum dos “cursos”, “príncipes” ou “espíritos” deste mundo jamais poderá preencher o vazio em nosso coração, uma vez que nos tornamos vivos para Deus. Mesmo que tropecemos e caiamos, talvez uma ou outra vez, sempre poderemos voltar e ser restaurados em Seu Corpo, que é a Igreja. Hoje eu me reconecto conTigo, Senhor, como Tua grata obra em andamento, para que eu possa realmente caminhar e avançar em Ti. Feliz terça-feira, queridos amigos!
Versão brasileira: João Antunes
© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com
