“No princípio existia o Verbo;
o Verbo estava em Deus;
e o Verbo era Deus.
No princípio Ele estava em Deus.
Por Ele é que tudo começou a existir;
e sem Ele nada veio à existência.
Nele é que estava a Vida
de tudo o que veio a existir.
E a Vida era a Luz dos homens.
A Luz brilhou nas trevas,
mas as trevas não a receberam.”
(João 1,1-5)
Hoje, enquanto aqueles que seguem o Calendário Juliano Tradicional celebram a “Dedicação/Renovação” (τὰ ἐγκαίνια, обновления) ou Restauração da Igreja da Ressurreição em Jerusalém (uma festa pouco difundida) e se preparam para a festa da Exaltação da Cruz, e aqueles que seguem o Calendário Juliano “Renovado” celebram o dia de São João, o Teólogo, estou refletindo sobre a verdade básica e fundamental que São João nos revela sobre Nosso Senhor Jesus Cristo. A saber: São João O identifica como a Fonte de Vida e Luz, Deus. Sua luz continua a brilhar, mesmo em nossos tempos mais sombrios, oferecendo-nos “renovações” do Espírito vivificante dentro de nós, uma e outra vez.
Aquilo para o qual Ele está me chamando é a Vida — não apenas do tipo biológico, da qual posso participar mesmo que eu seja um dos “mortos-vivos”, desconectado d’Ele. Ele me chama para participar de Seu Ser, em comunhão com Ele, na Via Crucis, que traz luz e vida, para que, ao vencer a morte “pela morte” (ou seja, ao percorrer a Via para a qual Deus me conduz e não evitá-la), eu possa “ter vida e a ter em abundância” (João 10,10).
Que eu me una hoje ao fluxo criativo das energias de Deus, sem as quais “nada veio à existência”, reconectando-me com Ele através de uma oração sincera e abrindo-me à Sua luz. Isso me permite crescer, como Deus sabe que posso, e como não posso, quando opto por permanecer sozinho na escuridão. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro; renova e dá firmeza ao meu espírito” (Salmo 51,12).
Versão brasileira: João Antunes
© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com