A VIA DO CRESCIMENTO

E é por isto que eu rezo: para que o vosso amor aumente ainda mais e mais em sabedoria e toda a espécie de discernimento (αἰσθήσει), para vos poderdes decidir pelo que mais convém, e assim sejais puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo, repletos do fruto da justiça, daquele que vem por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. Quero comunicar-vos, irmãos, que o que se passa comigo acabou até por contribuir para o progresso do Evangelho. Assim, foi em Cristo que as minhas prisões se tornaram conhecidas em todo o pretório e de todos os restantes.” (Filipenses 1,9-13)

O que quer que aconteça conosco hoje, tanto os altos quanto os baixos, o apóstolo está dizendo que tudo deve ser “para glória e louvor de Cristo”, de modo que nosso crescimento em “amor” e “sabedoria” seja benéfico, desenvolvendo nosso “discernimento” para o que verdadeiramente “mais convém” e o que não.

Crescimento espiritual! Como isso acontece, mesmo em meio aos “percalços”, como a perda, a rejeição, o fracasso e os nossos próprios defeitos? Isso acontece “em Cristo”, quando permitimos que Ele Se faça presente para nós e nós para Ele, juntando-nos a Ele na Via Crucis. Ao enfrentar as situações, avançando de acordo com a sabedoria da Cruz, em vez de evitar a responsabilidade ou andar nos círculos do medo egocêntrico, eu cresço e “progresso no Evangelho” em minha vida. Portanto, que eu escolha hoje a Sua via, substituindo o medo pela fé, a carência pela autodoação, o ressentimento pelo perdão e a procrastinação por um ou dois passos à frente, para que o amor abunde mais e mais em minha vida. Glória a Deus por tudo isso e por todos nós hoje.

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com