RECOMENDEMO-NOS A NÓS MESMOS E UNS AOS OUTROS

Comemorando nossa Santíssima, Puríssima, Bendita e Gloriosa Senhora, a Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, e todos os santos, recomendemo-nos (παραθώμεθα, предадим) a nós mesmos e uns aos outros e toda a nossa vida a Cristo, nosso Deus.” (Grande Litania, Divina Liturgia)

Hoje, quando aqueles de nós que seguem o Calendário Juliano Tradicional celebram a festa de Nossa Senhora do Patrocínio, quero “recomendar-me” ou entregar a mim mesmo e aos outros a Cristo, especialmente se estiver me sentindo frustrado por não conseguir ter o controle sobre “nós”. Essa festa, na qual celebramos a aparição da Mãe de Deus, juntamente com anjos e santos, por sobre uma multidão de pessoas reunidas na igreja de Blaquerna, em Constantinopla, me recorda que todos nós temos muito apoio invisível para nossas pequenas orações. Naquela aparição, a Mãe de Deus “cobriu” todas as pessoas, estendendo sobre elas seu véu, simbolizando para nós como ela nos apoia contínua e poderosamente em nossas orações, junto com todos os anjos e santos.

Hoje, que eu deixe Deus agir, como dizem, e como fez a Mãe de Deus e todos os santos. Deus pode cuidar de todas as nossas complicações e tribulações e nos guiar através delas, assim como guiou a Mãe de Deus e todos os santos ao longo de suas vidas muito diversas, ao longo dos séculos. “Comemorando nossa Santíssima, Puríssima, Bendita e Gloriosa Senhora, a Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, e todos os santos”, nesta festa de Nossa Senhora do Patrocínio, “recomendemo-nos a nós mesmos, uns aos outros e toda a nossa vida a Cristo, nosso Deus!”.

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com