A PARÁBOLA DO SEMEADOR

O significado da parábola é este [explica Jesus]: a semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouvem, mas em seguida vem o diabo e tira-lhes a palavra do coração, para não se salvarem, acreditando. Os que estão sobre a rocha são os que, ao ouvirem, recebem a palavra com alegria; mas, como não têm raiz, acreditam por algum tempo e afastam-se na hora da provação. A que caiu entre espinhos são aqueles que ouviram, mas, indo pelo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, pela riqueza, pelos prazeres da vida e não chegam a dar fruto. E a que caiu em terra boa são aqueles que, tendo ouvido a palavra, com um coração bom e virtuoso, conservam-na e dão fruto com a sua perseverança (ἐν ὑπομονῇ).” (Lucas 8,11-15)

A Parábola do Semeador não está dizendo que alguns de nós simplesmente não são “terra boa”, incapazes de “dar frutos” da palavra de Deus; como se nossa “terra” não pudesse mudar. Nossa “terra” é nosso coração, e podemos cultivar “um coração bom e virtuoso” em nós mesmos, “com a nossa perseverança”, como o Senhor diz no final da passagem citada acima. Mesmo que, neste momento, não estejamos em uma boa situação no que diz respeito à palavra de Deus, a parábola é um desafio para nós, para que voltemos a nos focar. Se eu estiver paralisado “à beira do caminho”, focando em outras vozes que não a de Deus; ou se eu estiver em uma “rocha” egocêntrica e autossuficiente que criei para mim mesmo, o que está me tornando inatingível e me isolando de Deus; ou se eu tiver me conformado com uma situação “entre espinhos”, na qual meus “cuidados, riqueza, prazeres da vida” sufocam meu crescimento espiritual, — posso ouvir essa Parábola do Semeador, fazer uma pausa e repensar minhas prioridades.

Cristo não está nos dizendo que, se estivermos em uma situação ruim, Ele deixará de falar conosco. Ele está dizendo: “Estou sempre falando convosco; ouvi o que estou dizendo, ‘com perseverança’. E dai frutos ‘com perseverança’”. Nosso crescimento espiritual, a partir de Sua “semente”, não acontece da noite para o dia, mas acontece quando nos focamos diariamente em Seu amor e Sua luz, nutrindo e cuidando gradualmente da “terra boa” em nosso coração, removendo os espinhos e as pedras para que mais luz e água entrem. Nosso Senhor oferece muita luz e água viva, portanto, que eu esteja aberto para recebê-las hoje. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro; renova e dá firmeza ao meu espírito” (Salmo 51,12). Feliz terça-feira, queridos amigos!

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com