«ÊXITO» NA ORAÇÃO

Digo-vos, pois: Pedi e ser-vos-á dado; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; porque todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra, e ao que bate, abrir-se-á. Qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!” (Lucas 11,9-13)

Recentemente me perguntaram se o “êxito” de nossas orações depende de nossa “retidão”. De acordo com o que o Senhor disse acima, não depende. O êxito da oração depende, de fato, de fazermos isso: apenas orar, da melhor maneira possível, de forma coerente e persistente. A recompensa pode não ser a que esperávamos ou pedíamos, porque, às vezes, pedimos a Alguém que é a Fonte da Justiça uma pedra, uma serpente ou um escorpião (intencionalmente ou não), e Ele deseja derramar abundantemente sobre nós a graça do Espírito Santo. No entanto, Ele não presume que sejamos “justos”, como podemos ver nesta passagem. Aqui Ele nos incentiva a orar e, ao mesmo tempo, nos chama de “maus”: “Pois se vós, que sois maus…”, diz Ele. Isso não deve nos desencorajar a orar um pouco a cada dia, um pouco durante todo o dia, de forma coerente e persistente. Um companheiro nos contagia com suas ideias e atitudes, e é assim que funciona a comunhão em oração com Deus. Sua bondade e vontade nos contagia, de modo que gradualmente deixamos de desejar coisas como pedras e escorpiões.

Que eu mantenha, hoje, as coisas simples e apenas ore, da maneira que puder, por mais injusto que eu seja. Deus não está querendo me dar uma “pedra”, uma “serpente” ou um “escorpião”. O que Ele me oferece é Ele mesmo, e me convida a me oferecer a Ele também, por meio de uma oração sincera. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro; renova e dá firmeza ao meu espírito” (Salmo 51,12). Feliz sexta-feira, queridos amigos!

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com