“Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes…” (Lucas 1,52, O Cântico de Maria)
Esse dia, 28 de outubro, é celebrado na Grécia tanto como a festa religiosa da Proteção da Theotokos quanto como o “Dia do Ohi” (que significa o Dia do “Não”), em memória do dia em que o então primeiro-ministro da Grécia, Ioannis Metaxas, e o povo grego disseram “Não” à colaboração com as forças fascistas e nazistas da Itália e da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Depois que Metaxas recusou um ultimato para permitir que as forças do Eixo entrassem na fronteira da Grécia em 28 de outubro de 1940, o povo grego saiu às ruas gritando “Ohi!” (“Não!”), em apoio à recusa de Metaxas ao ultimato fascista. Esse fato marcou o início da resistência heroica da Grécia a Hitler e Mussolini na Segunda Guerra Mundial.
Embora a festa da Proteção da Theotokos seja celebrada nas Igrejas Ortodoxas não-gregas em 1º/14 de outubro, ela foi transferida no calendário litúrgico grego para 28 de outubro (Dia do Ohi) em 1952, para comemorar o grande auxílio e amparo da Theotokos, especialmente para a resistência grega ao fascismo durante a Segunda Guerra Mundial, época em que muitos de seus milagres foram narrados.
Embora a Igreja Ortodoxa Russa não celebre a festa da Proteção hoje, acho que é muito positivo para todos nós dentro da comunhão Ortodoxa o fato de termos uma Igreja local, a Igreja da Grécia, que celebra essa festa em associação com o fato de dizer “Não!” ao fascismo. Geralmente, associamos a Theotokos ao seu “Faça-se” ou ao fato de ela dizer “Sim” às palavras do Arcanjo. Mas seu “Sim”, como qualquer escolha que fazemos em relação a uma determinada decisão, significava dizer “Não” a outras opções. O próprio Deus também faz essas escolhas, dizendo “Sim” ou “Não” a esta ou àquela pessoa ou povo, como a Theotokos menciona no verso de seu Cântico citado acima: “Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes…”.
Hoje, que eu me recorde da importância de dizer “Não” quando for necessário, tanto em questões pessoais quanto políticas. A Mãe de Deus escolheu dizer “Sim” à sua vocação, assim como os Reis Magos, que seguiram a estrela até Belém. Isso envolveu dizer “Não” às autoridades políticas e religiosas da época, a Herodes e aos sumos sacerdotes que ele consultava, e levou a muitos problemas pessoais e políticos, incluindo a fuga da Theotokos e de seu Filho para o Egito e o martírio de todos os meninos em Belém. E esse foi apenas o começo dos problemas causados por Aquele que “derrubou os poderosos de seus tronos” e também “exaltou os humildes”, que disseram “não” aos poderosos nos tronos.
Sejamos fortalecidos hoje e não nos esqueçamos do heroico “não” dos cristãos fiéis ao longo da história, mesmo quando nos deparamos com valentões ou tiranos em nossa vida pessoal, política ou na igreja. Senhor, pelas orações da Theotokos, ajuda-nos a dizer “não” aos agressores, para que possamos seguir-Te na liberdade do Teu Espírito. Feliz Dia do Ohi!
Versão brasileira: João Antunes
© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com