“A vós, que estáveis mortos pelas vossas faltas e pela incircuncisão da vossa carne, Deus deu-vos a vida juntamente com Ele: perdoou-nos todas as nossas faltas, anulou o documento que, com os seus decretos, era contra nós (ὑπεναντίον ἡμῖν); aboliu-o inteiramente (ἦρκεν ἐκ τοῦ μέσου), e cravou-o na cruz. Depois de ter despojado os Poderes e as Autoridades, expô-los publicamente em espetáculo, e celebrou o triunfo que na cruz obtivera sobre eles. Por isso, não vos deixeis condenar por ninguém, no que toca à comida e à bebida, ou a respeito de uma festa, de uma Lua-nova ou de um sábado. Tudo isto não é mais que uma sombra das coisas que hão-de vir; a realidade está em Cristo (τὸ δὲ σῶμα τοῦ Χριστοῦ).” (Colossenses 2,13-17)
A “realidade” da Lei do Antigo Testamento, ou seja, todo o seu objetivo, está na Pessoa humana e divina de Jesus Cristo. É por isso que não somos mais obrigados a cumprir os preceitos externos do Antigo Testamento, como o mandamento do Sabbath. A “antiga” Aliança entre Deus e Seu povo, expressa no cumprimento dos preceitos da Lei, foi substituída pelo estabelecimento, por Seu Filho, da Nova Aliança “do Seu sangue” (cf. Mateus 26,28), do Deus-Homem encarnado, da qual participamos, em vez de a cumprirmos, “com Ele”.
Participamos dessa Aliança, em comunhão com Ele, sendo vivificados “juntamente com Ele”. Como Ele Se tornou um de nós, em Sua encarnação, somos convidados a nos tornarmos um dos Seus e a mudar o foco, deixando de seguir regras para seguir a Ele. Aqui temos Alguém “maior que o templo” (Mateus 12,6) e “Senhor do sábado” (Mateus 12,8), Que já cumpriu todos os “decretos” concebíveis e venceu todas as nossas faltas, em Si mesmo.
No Espírito de Cristo, somos convidados a nos concentrar principalmente na comunhão com Ele e no tipo de “sabbath” ou “descanso” que Ele nos concede, e também em nosso comportamento externo, com Ele e n’Ele, não apenas aos sábados, mas todos os dias: “Vinde a mim”, diz Cristo, “todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito” (Mateus 11,28s).
Feliz quarta-feira!
Versão brasileira: João Antunes
© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com