FALANDO COMO DEVO

Perseverai na oração e mantende-vos, por ela, em vigilante ação de graças. Ao mesmo tempo, orai também por nós, para que Deus abra uma porta à nossa pregação, a fim de que eu anuncie o mistério de Cristo — é por ele que estou preso — para que o dê a conhecer, falando como devo. Procedei com sabedoria para com os que estão de fora, aproveitando (ἐξαγοραζόμενοι) as ocasiões. Que a vossa palavra seja sempre amável (ἐν χάριτι), temperada de sal, para que saibais responder a cada um como deveis.” (Colossenses 4,2-6)

Não é apenas o próprio apóstolo que é chamado a “anunciar o mistério de Cristo” e a “dá-lo a conhecer”. Ele também instrui seu povo, incluindo todos nós, a falar “sempre amavelmente”, para que saibamos como responder a cada um, quando formos questionados. Ele não diz que, se alguém lhe fizer uma pergunta relacionada à fé, encaminhe-o a mim ou a outro dos apóstolos ou presbíteros da Igreja. Todos vocês compartilham dessa respons-abilidade (ou seja, dessa “capacidade de responder”), como mensageiros da Palavra.

Portanto, que eu esteja pronto hoje a “falar como devo”, se por acaso for confrontado com uma pergunta sobre “o mistério de Cristo”. Hoje sou chamado a “aproveitar as ocasiões” e o lugar em que Deus me coloca, para Sua maior glória. Feliz domingo, queridos amigos!

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com