“Dentre a multidão, alguém lhe disse: ‘Mestre, diz a meu irmão que reparta a herança comigo’. Ele respondeu-lhe: ‘Homem, quem me nomeou juiz ou encarregado das vossas partilhas?’. E prosseguiu: ‘Olhai, guardai-vos de toda a ganância, porque, mesmo que um homem viva na abundância, a sua vida não depende dos seus bens’. Em seguida, disse aos discípulos: ‘É por isso que vos digo: Não vos preocupeis quanto à vossa vida, com o que haveis de comer, nem quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir; pois a vida é mais que o alimento, e o corpo mais que o vestuário. Reparai nos corvos: não semeiam nem colhem, não têm despensa nem celeiro, e Deus alimenta-os. Quanto mais não valeis vós do que as aves! E quem de vós, pelo fato de se inquietar, pode acrescentar um côvado à extensão da sua vida? Se nem as mínimas coisas podeis fazer, por que vos preocupais com as restantes?’” (Lucas 12,13ss.22-26)
A leitura completa do Evangelho para esta segunda-feira em nossa Igreja, da qual apenas uma parte é citada acima, é Lucas 12,13ss.22-31. Portanto, a leitura pula os versículos 16-21, que é a Parábola do Rico Insensato, que constrói celeiros maiores para armazenar suas colheitas para si mesmo, mas depois morre. Sem essa parte, parece-me que nossa atenção é direcionada para a conexão entre os primeiros versículos dessa leitura, em que nosso Senhor se recusa a ser um “encarregado das partilhas” entre irmãos que discutem sobre bens materiais, e os versículos finais, sobre não ficar ansioso ou se preocupar com as coisas materiais. De fato, embora nosso Senhor não se envolva em nossas disputas por coisas materiais, Ele nos incentiva gentilmente a pensar em sermos um pouco mais desapegados da preocupação com elas. “Reparai nos corvos…”, diz Ele, entre outras sugestões gentis.
Isso pode ajudar na ansiedade relacionada à eleição nos EUA? Talvez, se considerarmos a eleição como uma grande disputa entre irmãos e irmãs sobre “repartir uma herança”. Embora nosso Senhor não Se envolva nisso, Ele sugere gentilmente que ficaremos bem, porque somos muito mais valiosos do que os pássaros e “Deus alimenta-os” assim como nos alimenta. E nenhum de nós, “se inquietar, pode acrescentar um côvado à extensão da sua vida”, portanto, façamos o que pudermos e votemos, mas não fiquemos ansiosos com isso. Alguns de nós (como nós, expatriados) já votamos, e eu acredito que estaremos bem, independentemente do que acontecer. De qualquer forma, não posso ser útil a ninguém se estiver ansioso ou preocupado.
Senhor, graças Te dou por nosso belo país; por nossa democracia, por mais imperfeita que seja; e abençoe a todos nós, juntamente com nossos líderes políticos, independentemente de quem for eleito; e ajuda-nos a ter fé em vez de medo, aconteça o que acontecer nesta eleição, porque esperamos em Ti e não em príncipes deste mundo. Ou princesas. “Venha sobre nós, SENHOR, o Teu amor, pois depositamos em Ti a nossa confiança” (Salmo 33,22).
Versão brasileira: João Antunes
© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com