“Vós fizestes-vos imitadores (μιμηταὶ) nossos e do Senhor, acolhendo a Palavra em plena tribulação, com a alegria do Espírito Santo, tendo-vos, assim, tornado um modelo (τύπον) para todos os crentes na Macedônia e na Acaia. Na verdade, partindo de vós, a palavra do Senhor não só ecoou na Macedônia e na Acaia, mas por toda a parte se propagou a fama da vossa fé em Deus, de tal modo que não temos necessidade de falar disso.” (1ª Tessalonicenses 1,6ss)
É assim que a tradição apostólica sempre foi transmitida; pelas pessoas que se tornaram “imitadoras” dos apóstolos e (por meio dos apóstolos) do Senhor. E então essas pessoas, que aprenderam com o modelo ou exemplo apostólico (typos), tornaram-se elas mesmas o modelo, o exemplo ou, pode-se dizer, o “cânone” da fé para outros, como fizeram os tessalonicenses para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.
Essa transmissão e recepção da imagem de Cristo, conhecida como Tradição, acontece de geração em geração, tanto “em plena tribulação” quanto “com a alegria do Espírito Santo”. Graças Te dou, Senhor, por nos chamar a todos para essa aventura de nossas jornadas carregando a cruz, enquanto Tu continuas a nos moldar em modelos ou exemplos de Tua vida e luz, tanto por meio da tribulação quanto da alegria.
Versão brasileira: João Antunes
© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com