
“Alegra-te, Belém, prepara-te, Efrata! / Eis que a ovelha apressa-se para dar à luz o grande Pastor que ela leva em suas entranhas. / Ao vê-lo, os padres revestidos de Deus se rejubilam e louvam com os pastores a Virgem amamentando.” (Kondakion do Domingo Antes da Natividade do Senhor)
Esse hino só será entoado em nossas igrejas alguns dias antes do Natal, mas estou refletindo sobre ele, porque aqueles que seguem o Calendário Juliano Revisado estão começando hoje o jejum de 40 dias que antecede o Natal. O hino é incomum, porque a Virgem é chamada de “a ovelha”. Geralmente pensamos em Cristo como “o Cordeiro”, como na profecia de Isaías: “Foi maltratado, mas humilhou-se e não abriu a boca, como um cordeiro que é levado ao matadouro, ou como uma ovelha emudecida nas mãos do tosquiador” (Isaías 53,7).
Mas a Theotokos compartilha essa “similitude com o cordeiro” com seu Filho, assim como nós, em nossa jornada do Jejum da Natividade e, em geral, em nossas jornadas carregando a cruz. A Mãe de Deus, que é a imagem da Mãe-Igreja, demonstra nossa vocação eclesial comum de sermos conduzidos, na Via Crucis, ao lugar onde nos tornamos portadores da Palavra neste mundo. Ela está “sendo levada” em silêncio a Belém e além dela, à fuga para o Egito e depois de volta a Nazaré e, por fim, a Jerusalém e à Cruz, na qual ela verá seu Filho morrer e por meio da qual Ele nos trará nova vida e nova alegria em Sua ressurreição.
Portanto, nestes dias que antecedem a festa da Natividade do Senhor, celebramos não “apenas” a autodoação de seu Filho, que vem ao nosso mundo para compartilhar nossa humanidade e sua dor, como Um de nós, mas também sua autodoação, como um de nós. Não deve ter sido fácil, pois, de acordo com a tradição, ela tinha apenas 14 anos de idade quando deu à luz o Filho de Deus em uma gruta solitária em Belém. Meus amigos, deixemo-nos guiar nessa jornada silenciosa até Belém pelas orações da Theotokos, mesmo que, ou especialmente se, Deus nos fizer dar à luz Sua Palavra em grutas solitárias.
Versão brasileira: João Antunes
© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com
