DEUS DERRUBA NOSSOS MUROS

Mas em Cristo Jesus, vós, que outrora estáveis longe, agora, estais perto, pelo sangue de Cristo. Com efeito, Ele é a nossa paz, Ele que, dos dois povos, fez um só e destruiu o muro de separação, a inimizade: na sua carne, anulou a lei, que contém os mandamentos em forma de prescrições, para, a partir do judeu e do pagão, criar em si próprio um só homem novo, fazendo a paz, e para os reconciliar com Deus, num só Corpo, por meio da cruz, matando assim a inimizade. E, na sua vinda, anunciou a paz a vós que estáveis longe e paz àqueles que estavam perto. Porque, é por Ele que uns e outros, num só Espírito, temos acesso ao Pai. Portanto, já não sois estrangeiros nem imigrantes, mas sois concidadãos dos santos e membros da casa de Deus, edificados sobre o alicerce dos Apóstolos e dos Profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. É nele que toda a construção, bem ajustada, cresce para formar um templo santo, no Senhor. É nele que também vós sois integrados na construção, para formardes uma habitação de Deus, pelo Espírito.” (Efésios 2,-13,22)

É disso que se trata, de todo esse negócio chamado “salvação”. Trata-se de sermos feitos plenos novamente. Todos nós somos o precioso projeto de construção de Deus, sendo “edificados” e “aproximados” gradualmente, em “um templo santo”, e “unidos” a partir de nossa fragmentação dentro de nós mesmos e entre nós, “num só Corpo, por meio da cruz”. Eu sei, é muita coisa para assimilar em uma única frase, mas é disso que se trata: crescer na unidade do único Corpo de Cristo, no qual cada um de nós está sendo reunido e edificado em uma morada de Deus. Isso não acontece repentinamente, mas por meio de Sua Via Crucis. Isso envolve a abolição dos “muros de separação” dentro de nós e entre nós, as quais podemos temer e resistir, porque nos sentimos protegidos pelas paredes que temos a tendência de erguer para nós mesmos.

Nesta manhã, entrego-me a Deus, mais uma vez, renunciando às minhas próprias construções meramente humanas de exigências e expectativas em relação a mim mesmo e ao próximo, e que possamos ser “edificados sobre o alicerce dos Apóstolos e dos Profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus”. Seja feita a Tua vontade com todos nós hoje, Senhor, nossa paz. Feliz terça-feira, queridos amigos!

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com