COMO LIDAR COM O FATO DE SER «IGNORADO»

Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.” (João 13,34s)

Recentemente me perguntaram sobre como lidar com o fato de ser “ignorado”. Já aconteceu com vocês, meus amigos, de alguém ter sido “ignorado”, ou seja, esta ou aquela pessoa ter parado de se comunicar com vocês, e vocês não sabem o motivo? Talvez você tenha tentado entrar em contato e esclarecer a situação, mas depois a pessoa o bloqueou. Em nosso mundo globalizado, onde as amizades à distância geralmente se desenvolvem (e se dissolvem) principalmente por meio do WhatsApp, esse tipo de situação não é incomum. Mas pode ser bastante doloroso, e aqui estão algumas reflexões que considero benéficas, depois de ter sobrevalorizado uma amizade.

1. EU SOU AMADO. Nosso Senhor nos recorda que Ele amou a nós primeiro, por isso devemos nos amar uns aos outros. “Amem-se uns aos outros, assim como eu os amei”, diz Ele. Gostaria de deixar claro que eu sou amado, a cada minuto de cada dia, por Aquele que amou Seus discípulos, que estavam prestes a abandoná-l’O em Seu momento mais difícil. Ele não nos amou com um amor egocêntrico, nem com um amor baseado em expectativas egoístas. Ele sabia que os discípulos O abandonariam e, mesmo assim, amou-os e ordenou que também se amassem uns aos outros, da forma como eram, seres humanos falíveis e nem sempre confiáveis.

2. MANTENHAM-SE UNIDOS e SIGAM EM FRENTE. Um dos discípulos, Judas, se afastou completamente dessa comunidade falível e nem sempre confiável de seres humanos. O que os demais fizeram depois que ele se afastou? Seguiram em frente, depois da dor inicial que devem ter sentido com a traição dele. Eles se mantiveram unidos e seguiram em frente, porque tinham trabalho a fazer, como se viu. Não quero dizer com isso que qualquer pessoa que me exclua seja um Judas. Somente Deus conhece o coração de cada um de nós e será o nosso juiz. Mas, em termos práticos, quando alguém me corta, preciso me manter unido às pessoas que Deus envia para a minha vida e para a vida de quem Deus me envia, porque juntos temos trabalho a fazer. Em primeiro lugar, precisamos “nos amar uns aos outros”, como e porque Ele amou a nós, — e o amor requer dedicação.

3. PERSEVERE. Após a morte e ressurreição de Cristo, os discípulos foram instruídos a “esperar”, logo antes de Ele ascender e ficarem para trás, olhando para as nuvens. Eles deveriam permanecer em Jerusalém e aguardar o dom do Espírito Santo, que lhes revelaria mais a respeito de todas as coisas. Eu também preciso esperar e “perseverar”, que em grego é “ὑπο-μονή”, que significa literalmente “ficar para trás”. Embora eu possa estar sofrendo por causa de perguntas sem respostas sobre essa ou aquela pessoa que me deixou na mão, que eu me sente e espere pelo que ou quem Deus me enviar em seguida.

Que eu acolha o amor de Deus por mim hoje, dedicando-me ao autocuidado e ao amor por aqueles que Deus envia à minha vida hoje. Graças Te dou, Senhor, por tudo isso. Eu também Te amo.

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com