“Espero (προσδοκῶ, exspecto, чаю) a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amén.” (Credo Niceno-Constantinopolitano)
Um dos significados da palavra “doxa”, que faz parte da palavra “Orto/doxo”, é “expectativa”. Não acho que esse significado seja suficientemente divulgado. Ser “Orto/doxo” significa não apenas ter uma “opinião correta” e uma “glorificação/adoração correta”, mas também ter nossa(s) expectativa(s) alinhada(s) com a de Deus. Na prática, isso significa que, diariamente, eu deixo Deus curar minhas expectativas e ambições não-corretas, talvez errôneas, baseadas no medo ou em pensamentos fantasiosos, que levam à dor.
Minha “expectativa” principal, ou aquilo que sempre devo “buscar” em qualquer situação, é uma vida nova: “a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir”. Essa mudança da morte para a vida nova entra em minha vida já no meu aqui e agora, sempre que permito que Deus substitua o medo autoconfiante pela fé confiante em Deus e as expectativas irracionais sobre mim mesmo ou sobre o próximo (negativas ou positivas) pela humildade e paciência.
Se eu acordar em uma manhã qualquer me sentindo inquieto em relação ao dia que está por vir, que eu me coloque prontamente na presença de Deus, por meio de uma oração sincera, porque a sensação de inquietação é a cutucada de Deus no ombro, dizendo: “Ei! Volte! Tenho uma vida nova para você hoje e espero que você esteja presente!”. Que eu possa “buscar” isso enquanto continuamos nossa jornada para Belém, enquanto permito que Deus me conduza e traga meu coração de volta à vida n’Ele. Feliz fim de semana, queridos amigos!
Versão brasileira: João Antunes
© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com