POR QUE OS HERODES MATAM

Herodes e “todos com ele” ficaram tão perturbados com a notícia do nascimento de Cristo (Mateus 2) que acabaram mandando matar os meninos em Belém. Por que eles ficaram tão perturbados? Porque temiam que o status quo, ou seja, todo o sistema no qual Herodes era uma espécie de rei, chegasse ao fim por causa do recém-nascido “Rei dos Judeus”. Eles temiam que o tempo deles estivesse chegando ao fim, enquanto o tempo d’Ele estava despontando. Então, eles mataram os meninos na tentativa de fazer o relógio retroceder.

Do outro lado dessa disputa, Deus parece recuar, mas não está inativo. Ele preserva a vida dos Magos, bem como a vida do Rei dos Judeus e de Sua família. Por que eles são preservados, enquanto Deus permite o sofrimento inconcebível que seria desencadeado sobre as famílias em Belém? A resposta é aquela que Cristo dá a Seus discípulos, quando eles perguntam sobre a razão do padecimento do cego de nascença: “para nele se manifestarem as obras de Deus” (João 9,2).

As obras de Deus estão se manifestando, às vezes de forma rápida e às vezes lenta, em um mundo que Deus colocou em movimento, incluindo o movimento de nosso livre-arbítrio humano, que pode ser algo perigoso. Somos incumbidos de ordenar nossa própria vida física e espiritual, bem como a de nossas instituições. E fazemos disso uma verdadeira confusão, repetidas vezes, na medida em que optamos por não seguir o fluxo da vontade de Deus que Se oferece a nós, que é ter vida, e vida em abundância, vida eterna. Erigimos ídolos e erguemos ideologias no lugar de Deus; ídolos que acabam exigindo sacrifícios que não deveríamos estar fazendo. É por isso que vemos Herodes matando os meninos de Belém; e vemos seu filho, Herodes Antipas, matando João Batista. Os Herodes valorizavam seus próprios ídolos mais do que a vida humana; mais do que a “vida em abundância” que estava nascendo para qualquer pessoa aberta a acolher o tempo de Deus.

Hoje, no “choque de civilizações” que estamos observando, isso é novamente deflagrado pelos Herodes deste mundo, que tentam fazer o relógio retroceder. Ao mesmo tempo, as obras de Deus estão se manifestando incessantemente, às vezes de forma rápida e às vezes lenta, por meio daqueles que se colocam no caminho dos Herodes e de seus ídolos que trazem a morte. Estranhamente, muitos de nós culpamos esse último grupo por “provocar” os Herodes, embora não culpemos o Rei dos Judeus ou João Batista por isso. Senhor, Sol da Justiça, que a luz de Teu conhecimento brilhe em nossa escuridão e nos conceda Teu tipo de vitória sobre aqueles que procuram perpetuar essa escuridão. Amén!

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com