
“Não venerastes uma imagem feita por mãos humanas, mas revestindo-se da couraça da essência não escrita, ó três vezes bem-aventurados, fostes glorificados na arena do fogo. E, permanecendo no meio da chama insuportável, invocastes a Deus, dizendo: ‘Apressa-Te, ó Misericordioso, e vem, como Clemente que és, em nosso auxílio, pois podes, se assim o desejares! (яко можеши хотяй)’.” (Kondakion dos Antepassados do Senhor)
Hoje, nas Igrejas Ortodoxas (Calendário Juliano Revisado), celebramos o Domingo dos Antepassados do Senhor, ou todos os ancestrais do Salvador que viveram com fiel expectativa de Sua vinda (com especial atenção aos 3 Santos Jovens na fornalha), enquanto o Cristianismo Ocidental celebra o 3º Domingo do Advento ou “Gaudete/Domingo da Alegria”, dedicado à Alegria do iminente nascimento de Cristo na carne. A vela rosa da coroa do Advento é acesa, e vestes litúrgicas rosas são usadas nas igrejas Ocidentais. Correndo o risco de dizer algo bem “feminino”: eu adoro isso.
Estou pensando tanto na ‘prova pelo fogo’ dos 3 Santos Jovens, quanto na Alegria (com “A” maiúsculo) à qual somos sempre chamados, mesmo nas nossas próprias fornalhas, nas palavras de São Paulo: “Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo o digo: alegrai-vos! Que a vossa bondade seja conhecida por todos. O Senhor está próximo. Por nada vos deixeis inquietar…” (Filipenses 4,4-6a).
Não é principalmente um sentimento, esta Alegria. É uma escolha, assim como a fé é uma escolha. É uma escolha de estar “no Senhor”, em vez de estar por conta própria ou dentro da própria mente. É uma escolha contracultural, estar n’Ele, em vez de ser arrastado pela desesperança, raiva, medo e pela idolatria resultante que pode estar consumindo muitos na fornalha de fogo do nosso mundo. A vontade indomável de Nosso Senhor de entrar na nossa fornalha e nos ajudar, uma e outra vez, também é Sua escolha. Tu “podes, se assim o desejares”, dizem os 3 Santos Jovens no Kondakion citado acima.
Ousemos nos alegrar também hoje, queridos amigos, (e quem sabe usar algo rosa!), mesmo se nos encontremos em uma fornalha de fogo. Vem em nosso auxílio, pois Tu podes, se assim o desejares, dizemos ao nosso Senhor, Que vem, uma e outra vez, para nos sustentar e sustentar ao nosso mundo, em meio a tudo isso. Porque Ele pode. Glória a Ele.
Versão brasileira: João Antunes
© 2025, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com
