FELIZ NATAL

Quando os anjos se afastaram deles em direção ao Céu, os pastores disseram uns aos outros: ‘Vamos a Belém ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer’. Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura. Depois de terem visto, começaram a divulgar o que lhes tinham dito a respeito daquele menino. Todos os que ouviram se admiravam do que lhes diziam os pastores. Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração.” (Lucas 2,15-19)

Em Belém, este “Menino” imediatamente Se tornou o assunto de toda a cidade. Os pastores contavam a todos ao seu redor a boa notícia sobre Ele, e todos se admiravam com isso. Mas a Mãe de Deus repousava, como alguém que acaba de dar à luz. Ela descansava, enquanto conservava “todas essas coisas”, ponderando-as no seu coração.

Que também nós hoje possamos descansar e celebrar, queridos amigos, cuidando do Tesouro recém-nascido em nossos corações. É uma alegria de Natal terna e silenciosa da Mãe-Igreja, e de todos nós, quando um Recém-Nascido repousa em nossa “casa”. Podemos pensar sobre nós mesmos nesses termos, abençoados como somos “graças ao coração misericordioso do nosso Deus, que das alturas nos visita como sol nascente, para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz” (Lucas 1,78s).

Feliz Natal a todos vocês, estejam sós ou acompanhados hoje, estejam “nas trevas e na sombra da morte” (como nossos queridos irmãos e irmãs na Ucrânia e em outras regiões marcadas pela guerra), estejam enfrentando dramas familiares ou outras preocupações, tenham muitas responsabilidades em casa ou na igreja hoje, ou nada disso, que possamos cuidar do nosso coração e do coração do próximo, lembrando do precioso Recém-Nascido no meio de nós.

Versão brasileira: João Antunes

© 2025, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com