CORTAR PELA RAIZ

Se a tua mão é para ti ocasião de queda, corta-a; mais vale entrares mutilado na vida, do que, com as duas mãos, ires para a Geena, para o fogo que não se apaga, ‘onde o verme não morre e o fogo não se apaga’.” (Marcos 9,43s)

O restante dos versículos do Evangelho de hoje traz instruções semelhantes sobre “cortar” o pé ou arrancar o olho, se eles nos levam a “pecar”, isto é, a errar o alvo, a seguir na direção equivocada. Evidentemente, isso não deve ser entendido de forma literal, então, por favor, não tente fazer isso em casa 😊. Ainda assim, o Senhor está falando de algo doloroso: às vezes, é preciso “cortar”, de modo decisivo e completo, alguma coisa, ou até alguém, que é como uma parte de nós, como a mão, o pé ou o olho. Isso porque tanto eu quanto essa parte de mim estamos indo na direção errada, o que acabaria nos levando a uma miséria total e eterna, “onde o verme não morre e o fogo não se apaga”.

Se você se pergunta o que isso significa, trata-se de uma referência ao antigo lixão ao sul de Jerusalém, chamado Geena. Ali, tudo era continuamente queimado, desde lixo até carcaças de animais e corpos de criminosos condenados. Por causa desse fogo constante e dos cadáveres em decomposição, com seus “vermes” ou larvas, esse lugar passou a ser associado ao inferno.

É um conselho sério e impactante que o Senhor nos dá aqui. Mas também é consolador, especialmente quando estamos sofrendo por ter cortado ou retirado da nossa vida alguma atividade, relacionamento ou hábito que antes nos dava prazer, mas que nos fazia mal e/ou fazia mal a outros. “É melhor para você”, Ele está dizendo. Porque assim você “entrará na vida”, em vez de acabar no lixão eterno. Mesmo que estar “mutilado” soe terrível, gosto de pensar nisso como uma poda, como a de um roseiral, para que ele cresça e floresça melhor na primavera. Senhor, graças Te dou por esta manhã de segunda-feira, enquanto seguimos caminhando e crescendo rumo à primavera.

Versão brasileira: João Antunes

© 2026, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com