“Deus, após muitos anos, por meio de Davi, estabelece um novo dia, um hoje, ao pronunciar as palavras mencionadas: ‘Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações’. Se Josué lhes houvesse dado repouso (αὐτοὺς κατέπαυσεν), [Deus] não teria depois disso falado dum outro dia. Por isso, resta um repouso sabático para o povo de Deus. E quem entrar nesse repouso [de Deus] (εἰς τὴν κατάπαυσιν αὐτοῦ) descansará das suas obras, assim como descansou Deus das suas. Assim, apressemo-nos a entrar neste descanso para não cairmos por nossa vez na mesma incredulidade. Porque a Palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4,7-12)
O autor de Hebreus nos convida a apressarmo-nos a entrar “neste descanso”. Qual descanso? O descanso de Deus, que representava o sábado do Antigo Testamento, mas que tornou-se acessível a nós em Cristo. Em comunhão com o Filho Unigênito de Deus, na carne, me é dado compartilhar o tipo de “descanso” de “minhas” obras, que é essencial para que eu seja verdadeiramente produtivo. Fora d’Ele, em autossuficiência, eu nunca descanso realmente, mesmo que eu dormisse o dia todo. (Especialmente se eu dormisse o dia todo.)
Então que eu me entregue a Deus, esta manhã, em uma oração sincera e que Ele faça parte de meu dia. Que eu ouça Sua voz “hoje” e “não endureça o meu coração”: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo”, o Senhor me chama hoje, “e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve” (Mateus 11,28ss).
Versão brasileira: João Antunes
© 2018, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com