SÃO JORGE

Ó vitorioso Jorge, ilustre entre os mártires, libertador dos cativos, protetor dos pobres, médico dos doentes e defensor dos governantes; intercede a Cristo Deus pela salvação de nossas almas!” (Tropário de São Jorge, Megalomártir)

São Jorge, comemorado nesta segunda-feira no Calendário Juliano Tradicional, sempre esteve perto do meu coração. Em parte, porque ele é o santo padroeiro do meu pai, e a festa deste santo sempre foi celebrada, tanto na minha cidade natal (com uma vigília vespertina e liturgia matinal), como na casa dos meus pais (com a casa aberta e jantar festivo a quem passasse por ali para dizer Feliz Onomástico para o meu pai). E eu amo o Tropário de São Jorge, que sublinha como ele compartilha as qualidades/energias do próprio Senhor, (como “libertador dos cativos”, “protetor dos pobres”, etc.), como qualquer “santo” manifesto ou glorificado.

Enquanto o Senhor é a única Fonte destas qualidades/energias, um “santo”, permitindo-se abrir-se a estas energias divinas e compartilhar nelas, torna-se um “vaso” ou “canal” para o resto da humanidade. Então, quanto mais “santificados” nos permitimos nos tornar; isto é, quanto mais abraçamos a “graça” ou as energias divinas de Deus, mais “úteis” e “auxiliadores” nos tornamos para os outros. E isso, estou refletindo, é uma razão bastante inspiradora para se abrir a Deus, em comunhão com os santos cheios de graça, para que também nós nos tornemos mais “úteis” e “auxiliadores” neste mundo e além dele, como “vasos” da Nova Vida oferecidos a nós por Cristo. “Ó vitorioso Jorge, intercede a Cristo Deus pela salvação de nossas almas!”.

Versão brasileira: João Antunes

© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com