“Entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro. Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Eles lhe perguntaram: ‘Mulher, por que choras?’. Ela respondeu: ‘Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram’. Ditas essas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu. Perguntou-lhe Jesus: ‘Mulher, por que choras? Quem procuras?’. Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: ‘Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar’. Disse-lhe Jesus: ‘Maria!’. Voltando-se ela, exclamou em hebraico: ‘Rabôni!’ (que quer dizer Mestre).” (João 20,11-16)
Escrevi várias reflexões sobre essa passagem ao longo dos últimos anos. Hoje estou refletindo sobre isso de novo, porque é a festa de Santa Maria Madalena no Calendário Juliano Revisado, que seria reconhecida pela Igreja como “Igual aos Apóstolos”. Naquela manhã de domingo há dois milênios, ela não estava “com” os apóstolos, mas estava só, e “se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava”. E, ao que tudo indica, sentia-se muito só, como se fosse a única que sofrera a perda do “amado” Mestre. Eles levaram “meu” Senhor, ela diz, não “nosso” Senhor. E ela está tentando chegar ao fundo disso, sozinha: diga-me onde você o pôs, ela diz, e “eu” o irei buscar. Eu amo isso! Ela iria buscar o Corpo de Cristo, de alguma forma, … talvez em suas costas, eu não sei. É interessante que ela não tenha pensado em apelar aos apóstolos, aos onze homens que poderiam ter ajudado nessa tarefa. Aparentemente havia uma desconexão entre a “Igual aos Apóstolos”, Maria, e os apóstolos. E quando o Senhor ressuscitado Se revela a ela (como citado acima), Ele não a censura por essa “desconexão”, mas a leva a “se conectar”, enviando-a para dizer a Seus “irmãos”, os apóstolos, seu encontro com Ele (João 20,17).
Onde quero chegar? Mesmo quando experimentamos certos altos e baixos em nosso relacionamento “pessoal” com o Senhor, na Igreja Apostólica, não precisamos passar por isso sozinhos. Em comunhão com Cristo, somos chamados à “conexão” ou “comunhão”, também com o restante de Seus “irmãos”. Ao buscar a ajuda dos demais, quando precisamos, também ajudamos eles a ver o Senhor ressuscitado trabalhando entre nós, na “comunhão dos santos”. Santa Maria Madalena, Igual aos Apóstolos, rogai a Deus por nós!
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com