“E voltou-se para os seus discípulos e disse: ‘Ditosos os olhos que veem o que vós vedes, pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram’.” (Lucas 10,23s)
Uma mãe ocupada me escreve, às vezes, lamentando o fato de ela ter tão pouco tempo para oração. Em alguns dias, ela escreve, “tudo” o que ela consegue “fazer” é venerar, sozinha, seus ícones pela manhã e à noite.
Mas conforme estou lendo a passagem citada acima, lida hoje em nossas Igrejas que seguem o Calendário Juliano revisado, e celebram hoje a famosa “Imagem do Senhor ‘Não-Feita-por-Mãos’”, estou refletindo sobre como, de fato, “ditosos” são os dela (e nossos) “olhos que veem” o que eles veem, simplesmente por direcionar seu olhar para as imagens sagradas. Esta não é uma “bênção” pequena. Ao nos vir em Sua encarnação surpreendente, nosso Senhor tornou possível para nós aquilo que não era possível antes de Sua vinda: ver Sua linda face.
Que eu seja abençoado hoje, durante todo o meu dia, ao olhar em espírito de oração para os meus santos ícones, seja em casa na cozinho, enquanto estou ocupado preparando o café da manhã, ou no carro enquanto estou preso em um engarrafamento, ou no escritório enquanto estou respondendo e-mails. Mesmo que isso seja tudo o que eu possa fazer hoje, que eu seja gratamente abençoado através dos meus olhos, sempre que eu escolha direcioná-los para a sempre amorosa e sempre presente Face de Quem vem a nós, repetidas vezes, em Suas imagens sagradas.
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com