ESPERAR O BOM

“… espero a ressurreição dos mortos (Προσδοκῶ ἀνάστασιν νεκρῶν, Чаю воскресения мертвых, Et expecto resurrectionem mortuorum) e vida do mundo que há-de vir. Amém.” (Credo niceno-constantinopolitano)

O Cristianismo é todo sobre “esperar” coisas boas, ao invés de coisas ruins. Uma vida centrada em Deus me afasta dos “maus” tipos de expectativas enraizadas na ansiedade meramente humana — esse sentimento de destruição iminente, ao dobrar a esquina, por exemplo, em questões financeiras ou em relacionamentos pessoais. Em um estado sem Deus e autoconfiante, tendemos a cair em certos temores, como ficarmos desamparados ou sozinhos, com seis ou sete gatos em um apartamento solitário.

Mas o que é que eu sou convidado a “esperar”, e a ansiar, em uma existência centrada em Deus? Vida. Sou convidado a participar e a crescer, já aqui, no Santo Batismo, em Cristo e em nossa “ressurreição” dentre os mortos, e também na “vida do mundo que há-de vir”. Eu “espero”, e encontro, esta vida, cada vez mais, em uma vida diária em Cristo, na jornada repleta de luz carregando a cruz. Como nosso Senhor Jesus Cristo diz: “Eu vim para que tenham vida e para que a tenham em abundância” (João 10,10). Portanto, que eu direcione minha atenção para a vida, para que a tenha em abundância em Cristo e longe das ansiedades meramente humanas, que trazem morte fora d’Ele. Hoje, ó Senhor, espero, mais uma vez, “a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há-de vir”, já no aqui e agora, em Ti e conTigo. Amén!

Versão brasileira: João Antunes

© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com