O “ESTILO” PASTORAL DE SÃO PAULO

O Deus da esperança vos encha de toda a alegria e de toda a paz na vossa fé, para que pela virtude do Espírito Santo transbordeis de esperança! Estou pessoalmente convencido, meus irmãos, de que estais cheios de bondade, cheios de um perfeito conhecimento, capazes de vos admoestar uns aos outros. Se, em parte, vos escrevi com particular liberdade, foi para relembrar-vos. E o fiz em virtude da graça que me foi dada por Deus…” (Romanos 15,13ss)

À medida que aqueles de nós no Calendário Juliano Tradicional se aproximam da grande festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo (neste domingo), gostaria de fazer uma pausa e refletir sobre o “estilo” pastoral de São Paulo, que ainda hoje encoraja. O grande Apóstolo dos Gentios admoesta seu povo, escrevendo-lhes “com particular liberdade” sobre certas coisas; mas também dedicando tempo para louvá-los e encorajá-los, dizendo: “Estou pessoalmente convencido, meus irmãos, de que estais cheios de bondade, cheios de um perfeito conhecimento, capazes de vos admoestar uns aos outros”.

Sempre que eu precisar de “admoestar” (a mim mesmo ou a outra pessoa), que eu o faça no Espírito apostólico, do “Deus da esperança”, Que nos leva adiante, em vez de nos espancar, com Seu tipo de “admoestações”. Como o Apóstolo Paulo nos mostra aqui, devemos observar a “bondade”, o “conhecimento” e as “capacidades” que já transbordam em nós, e edificá-las e encorajá-las, mesmo quando estamos abordando certos pontos que necessitam de correção/melhoria. Obrigado, São Paulo, por tua confiança em nós. “O Deus da esperança vos encha de toda a alegria e de toda a paz na vossa fé, para que pela virtude do Espírito Santo transbordeis de esperança”, e pelas orações dos Santos Apóstolos. Amén!

Versão brasileira: João Antunes

© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com