“Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia. Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação, ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela.” (I Coríntios 10,12s)
O apóstolo nos adverte aqui sobre duas coisas, se nos encontramos em “bons” tempos, durante os quais podemos sentir que estamos “de pé” bastante altivos, ou se estamos tendo “maus” tempos com alguma “tentação”, que nos chama a “cair” longe de nosso caminho focado em Deus para a “salvação” (um “retorno à plenitude”). No primeiro caso, o “bom”, ele nos diz para não fazer o pior de uma situação “boa”, ao abandonar a paciência, a fé e a humildade; e no segundo caso, o “mau”, ele nos recorda de fazer o melhor de uma situação “ruim”, com paciência, fé e humildade.
Portanto, que eu vá com calma e abrace o “meio termo” sóbrio da paciência, da fé e da humildade, — e não seja um rei/rainha do drama, — quer eu me encontre em “bons” ou “maus” tempos. E por “rei/rainha do drama” quero dizer, nos “bons” tempos, por exagerar de alguma forma (gastando demais, comendo demais, falando demais, ou me estendendo demais de alguma outra forma, pela pura alegria e força que posso sentir no momento); ou nos “maus” tempos, por dramatizar demais minha “tentação”, e esquecendo que, afinal, como o apóstolo me recorda, “não nos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas”.
Então, “força!”, ele está me dizendo, e se você tiver um pneu furado hoje, não fure os outros três, mas faça o melhor, e não o pior, de sua situação ruim. Que eu abra meus olhos para o fato de que Deus é imutavelmente “fiel”, mesmo quando os “outros” em minha vida (sejam pessoas ou coisas) não o são. “Deus é fiel: não permitirá que sejas tentado além das tuas forças, mas com a tentação, ele te dará os meios de suportá-la e sair dela”.
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com