TUDO POSSO

Fiquei imensamente contente, no Senhor, porque, finalmente, vi reflorescer o vosso interesse por mim. É verdade que sempre pensáveis nisso, mas vos faltava oportunidade de mostrá-lo. Não é minha penúria que me faz falar. Aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei viver na penúria, e sei também viver na abundância. Estou acostumado a todas as vicissitudes: a ter fartura e a passar fome, a ter abundância e a padecer necessidade. Tudo posso naquele que me conforta.” (Filipenses 4,10-13)

Aprendi “como” viver na abundância/ter fartura, diz o apóstolo, e “como” viver na penúria e padecer necessidade. Como, exatamente? Pelo confortar de Cristo.

Assim, “como” enfrentar tanto os altos como os baixos da vida é algo que preciso aprender, pela graça de Deus, porque tanto os altos como os baixos me apresentam armadilhas potenciais. Se eu me afastar de uma conexão com Deus, “que me conforta” com Seus dons, como gratidão e humildade, meus “altos” podem levar-me à complacência, autossuficiência, e desprezo imprudente pelos outros, incluindo Deus. E meus “baixos”, fora de Deus, e fora de Seus dons de humilde auto-aceitação, fé e sabedoria, podem levar-me a uma auto-complacência paralisante, medo egocêntrico, e ressentimentos, que me aprisionam num inútil andar em círculos.

Hoje que eu abrace o confortar de Cristo, que está sempre sendo oferecido a mim, e é sempre essencial para mim, quer me traga “altos” ou “baixos” hoje. Não preciso temer nenhum destes dois, nem enfrentá-los sozinho. Porque “tudo posso naquele que me conforta”, pela Sua graça.

Versão brasileira: João Antunes

© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com