DISTANCIADOS DURANTE O DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

E como poderíamos agradecer a Deus por vós, por toda a alegria que tivemos diante dele por vossa causa?! Noite e dia, com intenso, extremo fervor, oramos para que nos seja dado ver novamente a vossa face e completar o que ainda falta à vossa fé. Que Deus, nosso Pai, e nosso Senhor Jesus nos preparem o caminho até vós! Que o Senhor vos faça crescer e avantajar na caridade mútua e para com todos os homens, como é o nosso amor para convosco. Que ele confirme os vossos corações, e os torne irrepreensíveis e santos na presença de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos!” (1 Tessalonicenses 3,9-13)

Adoro como São Paulo está tão cheio de “alegria”, que nem sequer sabe “como poderia agradecer a Deus”, — por estes Tessalonicenses, com fé ainda deficiente, enquanto ele está longe. Ele “avantaja na caridade” por estas pessoas imperfeitas, segundo o mandamento, “como ele ama a si mesmo”, sabendo também que ele mesmo é imperfeito. E ora para que eles, do mesmo modo, “cresçam e avantajem na caridade mútua e para com todos os homens” — mesmo quando ele não os consegue ver “face a face”.

Conforme os norte-americanos entre nós se preparam para celebrar um “imperfeito” Dia de Ação de Graças socialmente distanciado esta quinta-feira, sou recordado de que a Igreja não é uma sociedade elitizada de pessoas perfeitas em situações perfeitas. Aqueles de nós que com fé ainda deficiente são não menos amados, no Espírito de alegria, humildade e ação de graças que caracteriza a verdadeira amizade ou “comunhão” em Cristo, que acontece mesmo com distanciamento social. Portanto, que eu carregue comigo esse pensamento hoje, para que eu não seja desencorajado em minhas imperfeições, e no isolamento físico do nosso atual confinamento em Viena. Que o Senhor nos faça “crescer e avantajar na caridade mútua e para com todos os homens”, na humilde gratidão que recebemos, por nós mesmos e uns pelos outros, através de uma conexão com Ele.

Versão brasileira: João Antunes

© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com