“Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, homem este justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava sobre ele; e lhe havia sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito foi ao templo; quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazer por este o que a Lei ordenava, Simeão tomou-o nos seus braços e louvou a Deus, dizendo: ‘Agora tu, Senhor (Δέσποτα), despedes em paz o teu servo (Νῦν ἀπολύεις τὸν δουλόν σου) segundo a tua palavra; Porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste ante a face de todos os povos: Luz para revelação aos gentios, e glória do teu povo de Israel’.” (Lucas 2,25-32)
Em sua conhecida “canção” ou “cântico”, São Simeão não se dirige a Deus como “Kyrie” (Senhor), mas como “Despota” (Mestre), que é um termo usado nas Escrituras apenas raramente para Deus, e mais frequentemente para os mestres dos escravos. De fato, Simeão está usando a linguagem utilizada na emancipação de um escravo, quando canta esta “canção” cheia de luz em seu encontro com a Palavra feita carne. O servo fiel, Simeão, estava agora sendo liberto da longa “noite” de vigília, à espera de que o Sol nascesse, para poder ir para casa. O sacerdote idoso, Simeão, encontrava-se agora com o Sumo Sacerdote de sua salvação, que permite a “Apolysis” de Simeão, isto é, a “De-missão” ou “Libertação” (отпустъ) para sair de seu templo.
Hoje, enquanto aqueles que seguem o Calendário Juliano Revisado [Calendário Gregoriano] se preparam para celebrar o Encontro do Senhor, que eu tenha todas as minhas “saídas” iluminadas pela presença libertadora de Cristo. Quer saia da minha cama de manhã, quer saia do dia e me prepare para dormir à noite, quer saia de casa para ir à igreja ou vice-versa, — que eu aceite a Cristo, por meio de alguma oração sincera. Ele liberta-me dos círculos egocêntricos, e abre-me ao Caminho da Cruz. Ele é a minha Porta, Que abre o meu “agora” para a próxima coisa certa, como Ele promete: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; e entrará, sairá e achará pastagem” (João 10,9).
Versão brasileira: João Antunes
© 2021, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com