“Disseram-lhe os seus discípulos: ‘Agora, sim, falas claramente e não usas nenhuma comparação. Agora vemos que sabes tudo e não precisas de que ninguém te faça perguntas. Por isso, cremos que saíste de Deus!’. Disse-lhes Jesus: ‘Agora credes? Eis que vem a hora — e já chegou — em que sereis dispersos cada um por seu lado, e me deixareis só, se bem que Eu não esteja só, porque o Pai está comigo. Anunciei-vos estas coisas para que, em mim, tenhais a paz. No mundo, tereis tribulações; mas, tende confiança: Eu já venci o mundo!’.” (João 16,29-33)
Quando o Senhor diz aos Seus discípulos, e através deles a todos nós, que “no mundo” teremos “tribulações”, Ele Se refere também às “tribulações” que vêm através de seus próprios, e dos nossos, pecados e erros. Porque Ele diz isto logo após ter predito a nossa traição a Ele: “sereis dispersos cada um por seu lado, e me deixareis só…”. E, no entanto, Ele tranquiliza-nos a todos para que tenhamos a paz. Não em nós mesmos, com falhas como somos, mas n’Ele: “Anunciei-vos estas coisas para que, em mim, tenhais a paz”. E Ele acrescenta: “Tende confiança: Eu já venci o mundo”.
Assim, que eu não me deixe desanimar, por mim mesmo, com as minhas falhas e traições a Cristo. Hoje venho perante Ele, em sincera oração e confissão, não como um justo, mas como um pecador com falhas e traições, sobre as quais Ele sabe tudo antes mesmo de eu as demonstrar. Hoje abro-me, com honestidade, a um Senhor que me conhece e me chama, quando me aproximo d’Ele, não com qualquer pretensão de justiça, mas do modo como sou, e “tendo confiança” no arrependimento. “Não foram os justos que Eu vim chamar ao arrependimento”, diz-me Ele hoje, “mas os pecadores” (Lucas 5,32).
Versão brasileira: João Antunes
© 2021, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com