DE VOLTA AO BÁSICO

Lembro-vos, irmãos, o evangelho que vos anunciei, que vós recebestes, no qual permaneceis firmes e pelo qual sereis salvos, se o guardardes tal como eu vo-lo anunciei; de outro modo, teríeis acreditado em vão. Transmiti-vos, em primeiro lugar, o que eu próprio recebi: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras; apareceu a Cefas e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma só vez, a maior parte dos quais ainda vive, enquanto alguns já morreram.” (1 Coríntios 15,1-6)

Nesta passagem, o Apóstolo recorda aos Coríntios os princípios básicos da nossa fé, porque alguns na comunidade se tinham distraído com outras questões e filosofias, o que distorceu a visão básica que lhes foi inicialmente transmitida. Esta visão não se baseava na argumentação, habilmente elaborada na escrivaninha de algum filósofo, nem, claro, no teclado de algum blogueiro, mas na experiência vivida de testemunhas humanas: Que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e foi depois visto por muitas testemunhas.

Hoje sou recordado deste simples fato, que a minha fé é sobre a experiência vivida; sobre a Cruz e a Ressurreição vivificadora de Cristo, com todas as suas consequências. A minha fé não é sobre argumentos que começam e acabam na minha mente, mas sobre a minha participação diária na jornada cheia de graça carregando a Cruz, amorosamente orientada pela luz da Ressurreição.

Que eu continue esta experiência hoje, recordando com gratidão que ela me é transmitida por muitos outros, que a viveram antes de mim. Viveram-na e partilharam-na em Cristo, Que, de fato, ressuscitou!

Versão brasileira: João Antunes

© 2015, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com