“Por nada vos deixeis inquietar (μηδὲν μεριμνᾶτε); pelo contrário: em tudo, pela oração e pela prece, apresentai os vossos pedidos a Deus em ações de graças.” (Filipenses 4,6)
Por vezes fico bastante preocupado, quando preciso de tomar uma decisão importante ou de fazer uma mudança importante. Por isso, ou fico adiando-a ou fico pensando demais, ou as duas coisas.
O Apóstolo recorda-me hoje de deixar tudo isto “apresentado a Deus”, e assim aliviar o fardo de preocupação e ansiedade. Obviamente que preciso de tomar decisões, grandes e pequenas, cotidianamente, para gerir a minha vida de forma responsável. Mas preocupação e ansiedade podem meter-se até mesmo nas responsabilidades mais simples quando deixo Deus fora de cena; quando caio na autossuficiência, carregando o fardo das minhas situações e decisões sobre os meus ombros por conta própria.
Hoje começo o meu dia com gratidão, ajoelhando-me brevemente e “apresentando os meus pedidos a Deus”, que me pode e me dá de fato a sabedoria e a coragem para levar a cabo qualquer responsabilidade. Ele compartilha dos meus fardos, quando eu os compartilho com Ele. Porque “pela oração e pela prece em ações de graças”, como o Apóstolo me assegura, sou liberto diariamente dos fardos da preocupação e ansiedade.
Versão brasileira: João Antunes
© 2015, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com