DEIXANDO POR CONTA DE DEUS

Encontrando-se Jesus numa das cidades, apareceu um homem coberto de lepra. Ao ver Jesus, caiu com a face por terra e dirigiu-lhe esta súplica: ‘Senhor, se quiseres, podes purificar-me’. Jesus estendeu a mão e tocou-lhe, dizendo: ‘Quero, fica purificado’. E imediatamente a lepra o deixou.” (Lucas 5,12s)

O homem “coberto de lepra” tem grande fé; tem a certeza absoluta de que o Senhor “pode” purifica-lo. Mas ele não presume, contudo, que o Senhor “queira” fazê-lo. “Se quiseres”, diz ele, “podes purificar-me”, colocando-se a si mesmo e à sua horrível doença muito literalmente aos pés do Senhor. E Jesus não responde, como talvez alguns esperariam, “Mas CLARO que quero purificar-te!”. Não. Ele simplesmente diz: “Quero (Θέλω); fica purificado”. Havia chegado o momento, de acordo com a vontade e a sabedoria de Deus, de este homem ficar livre da sua doença.

Isto pode ser-me difícil de aceitar, mas o fato é que, por vezes, é da vontade de Deus que eu sofra várias aflições ou males, físicos e/ou espirituais, e que permaneça “impuro”, como esteve o leproso durante um longo período de tempo. Através das minhas próprias fraquezas, sejam elas físicas ou espirituais, aprendo a ter compaixão pelos outros com fraquezas semelhantes, bem como a ter gratidão pelas pequenas coisas. Hoje que eu seja grato por tudo o que Deus me envia, e humildemente peça-Lhe que purifique o que precisa de ser purificado, em Seu tempo. “Senhor, se quiseres, podes purificar-me”.

Versão brasileira: João Antunes

© 2015, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com