“Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos.” (Uma doxologia dos ofícios das igrejas de Rito Bizantino)
Esta doxologia frequentemente repetida recorda-me da necessidade de me concentrar no meu presente; no agora. Porque, embora mencione indiretamente o passado (“e sempre”), e se estenda até à eternidade (“pelos séculos dos séculos”), o foco desta breve doxologia é, antes de mais nada, o “agora”.
Em termos práticos, isto significa que hoje não devo ser desencorajado pelos “e se” do meu passado, nem ser distraído das minhas responsabilidades, situações e relações imediatas imaginando outras que eu gostaria de ter no futuro. Não posso ser grato e estar atento à minha realidade presente, se estou constantemente imaginando uma realidade diferente. Hoje sou chamado a aceitar a mim mesmo, às outras pessoas e às situações como elas são, e não o que eu gostaria que fossem. Que eu seja grato pela sabedoria naquilo que Deus me envia agora, para que eu possa Lhe dar glória, e a Sua glória seja manifestada na minha vida, no agora.
Versão brasileira: João Antunes
© 2016, Ir. Vassa Larin
Reflexões com café na manhã: 365 devoções diárias para pessoas ocupadas
www.coffeewithsistervassa.com