BRILHA, BRILHA!

Brilha, brilha (Φωτίζου, φωτίζου, Светися, светися), ó Nova Jerusalém, pois a glória do Senhor se levantou sobre ti. Dança e seja feliz, ó Sião, e rejubila-te toda pura Mãe de Deus, com o surgimento dEle a Quem destes à luz.” (Cânon Pascal de São João Damasceno, Hirmos da Ode 9)

Aqui estão algum fatos interessantes sobre este conhecido hino de nossos ofícios pascais, caso você não saiba. Começa por parafrasear as palavras de Isaías 60,1, de acordo com a Septuaginta: “Brilha, brilha, ó Jerusalém (Φωτίζου, φωτίζου, Ιερουσαλημ)”, diz Isaías, “porque a tua luz chegou, e a glória do Senhor se levantou sobre ti”. O hino está se referindo com estas palavras à “nova” Jerusalém ou Sião, – a Igreja –, em outras palavras, a todos nós.

E, finalmente, o hino ainda aborda uma outra imagem da Igreja, a Mãe de Deus. Classicamente, ela significa a Igreja, porque a Igreja, isto é, cada um de nós, é chamado a dar à luz à Palavra de Deus neste mundo. Então que eu faça isso hoje e “brilhe”, como sou chamado a fazer, com e em o meu Senhor ressuscitado. Porque “minha luz chegou”, conforme profetizado por Isaías e, verdadeiramente, Ele ressuscitou!

Versão brasileira: João Antunes

© 2017, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com