SUAS ESCOLHAS NÃO TRADICIONAIS

Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram nele devido às palavras da mulher, que testemunhava: ‘Ele disse-me tudo o que eu fiz’. Por isso, quando os samaritanos foram ter com Jesus, começaram a pedir-lhe que ficasse com eles. E ficou lá dois dias. Então muitos mais acreditaram nele por causa da sua pregação, e diziam à mulher: ‘Já não é pelas tuas palavras que acreditamos; nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é verdadeiramente o Salvador do mundo’.” (João 8,39-42)

Dois momentos surpreendentes aqui: Primeiro, “muitos” samaritanos acreditam por causa do testemunho de uma mulher. E não uma mulher qualquer, mas uma que já tinha tido cinco maridos e estava agora com um sexto homem, que nem sequer era seu marido. No entanto, ela era evidentemente uma figura de autoridade considerável, cujo testemunho é de confiança dentro da sua comunidade. Por isso, Nosso Senhor sabia o que Ele estava fazendo, escolhendo-a como Sua mensageira. Em segundo lugar, Jesus decide ficar com os samaritanos hereges, com os quais os judeus não deveriam ter qualquer contato, durante dois dias inteiros. Nosso Senhor corta questões importantes, mas secundárias, de tradição e propriedade, a fim de levar a Sua luz a mais pessoas, para que elas possam saber “que Ele verdadeiramente é o Salvador do mundo”.

Quão diferentes são hoje as Suas escolhas das nossas, em matéria de evangelização e edificação de igrejas. Tropeçamos sobre estas mesmas questões secundárias. Debatemos calorosamente a “tradicionalidade” da participação das mulheres nos assuntos da igreja, o estatuto dos hereges e o uso da palavra “igreja”, ao mesmo tempo que permitimos impedir que a voz una da Igreja, o testemunho uno d’Ele, seja ouvida neste mundo, à medida que nos questionamos sobre as nossas tradições. Hoje oro para que o meu Senhor me ajude a cortar as questões secundárias, e a concentrar-me nas primárias, como Ele fez naqueles dois dias ensolarados em Samaria.

Versão brasileira: João Antunes

© 2016, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com