“Procedei com sabedoria para com os que estão de fora (πρὸς τοὺς ἔξω), aproveitando (ἐξαγοραζόμενοι) as ocasiões. Que a vossa palavra seja sempre amável, temperada de sal, para que saibais responder a cada um como deveis.” (Colossenses 4,5s)
Quem são “os que estão de fora”? Eles estão de fora do quê? São aqueles que não estão na sabedoria e amabilidade aqui mencionadas. “Procedei com sabedoria” (ἐν σοφίᾳ), o Apóstolo diz aqui, como se ele estivesse falando de um lugar, no original grego; E que sua conversa seja sempre “amável” (ἐν χάριτι), ele diz, – como se isso também fosse um espaço.
Não estou automaticamente nestes espaços, sempre que eu estou andando e falando. Ambos “espaços” estão em Deus, Que é a fonte de toda sabedoria e toda amabilidade. Mas Ele não me mantem refém, contra a minha vontade, para que possa sair quando eu quiser. Esta manhã vou voltar depressa a conectar-me novamente com Ele, pedindo por Sua sabedoria e Sua amabilidade, para que eu possa caminhar e falar n’Ele, “aproveitando” o hoje.
Versão brasileira: João Antunes
© 2016, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com