“Nós, os fortes, temos o dever de carregar com as fraquezas dos que são débeis e não procurar aquilo que nos agrada. Procure cada um de nós agradar ao próximo no bem, em ordem à construção da comunidade… Que o Deus da paciência e da consolação vos conceda toda a união nos mesmos sentimentos, uns com os outros, segundo a vontade de Cristo Jesus, para que, numa só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por conseguinte, acolhei-vos uns aos outros, na medida em que também Cristo vos acolheu, para glória de Deus.” (Romanos 15,1s.5ss)
Assim, nesta passagem o Apóstolo nos convida, primeiro, a “carregar” ou tolerar (do latim “tolerate”, que significa “suportar, aguentar”), mas em seguida ele nos exortar a fazermos ainda mais: Ele diz: “acolhei-vos” uns aos outros, assim como Cristo nos acolheu, todos nós, tendo Ele “carregado” ou “suportado” toda a nossa humanidade e suas falhas.
Hoje vou “carregar” e “acolher” os demais, assim como sou suportado e aceito, exatamente como sou, por meu Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, “em ordem à construção da comunidade”, ao longo de meu dia, seja ela composta quem quer que seja. Que eu acolha hoje “no bem”, que o Apóstolo enuncia para mim: “para que, numa só voz, glorifiquemos a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Amén!
Versão brasileira: João Antunes
© 2016, Ir. Vassa Larin
Reflexões com café na manhã: 365 devoções diárias para pessoas ocupadas
www.coffeewithsistervassa.com