NÃO SEJA INSENSATO

Diz o insensato (ἄφρων, безумен) em seu coração: ‘Não há Deus’. Corromperam-se os homens, seu proceder é abominável, não há um só que pratique o bem. O Senhor, do alto do céu, observa os filhos dos homens para ver se, acaso, existe alguém sensato que busque a Deus. Todos eles, porém, se extraviaram e se perverteram; não há mais ninguém que faça o bem, nem um, nem mesmo um só. Não se emendarão esses obreiros do mal? Eles, que devoram meu povo como quem come pão, não invocarão o Senhor? Foram tomados de terror, não havendo nada para temer. Porque Deus dispersou os ossos dos que te assediam; foram confundidos porque Deus os rejeitou.” (Salmo 52,2-6)

É insensato professar, no coração, que “não há Deus”. Por quê? Porque isso não é verdade; é uma ilusão e uma perda de tempo. É uma realidade imaginária, que visa substituir aquela dada por Deus, na qual Ele é a Fonte do bem e do propósito e do alimento espiritual ou “pão”, a Quem procuramos agradar e temer, de forma saudável. Na delirante realidade substituta, onde “não há Deus”, nossas capacidades dadas por Deus permanecem conosco, como o temor e um desejo de propósito, bem e alimento espiritual, – mas estes dons não possuem nenhum uso adequado em uma realidade artificial, sem Deus. Então somos “tomados de terror, não havendo nada para temer” e com base em nossos medos, acabamos também assediando as pessoas, ou as “comendo” como vampiros, estando todos enredados em (co)dependências meramente humanas.

Que Deus faça parte do meu dia hoje, porque Ele “existe”. Essa é a verdade mais sensata, mais útil sobre o hoje, que vou carregar em meu coração em todo o meu dia. “Seja feita a Tua vontade” comigo e com todos nós nesta terça-feira ensolarada, Senhor, “assim na terra como no céu”. Amém!

Versão brasileira: João Antunes

© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com