A CATEDRAL DE NORTE-DAME ARDE

Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto.” (João 12,24)

Conforme nossos corações se partem hoje, assistindo a bela Catedral de Notre-Dame em Paris “cair” e “morrer”, ao ser consumida pelo fogo, estou pensando nesta passagem bíblica, sobre o grão de trigo “cair na terra” e “morrer”,… para que possa “produzir muito fruto”. Estou pensando, quão terrível, e ainda assim cheio de luz, este símbolo de uma igreja ardendo, exatamente durante a semana que nossos irmãos e irmãs Católico-Romanos celebram a Paixão do Senhor, quando Ele se aproxima da morte e sepultamento de Seu Corpo “na terra”, para que Ele possa “produzir muito fruto” para nós, na Nova Vida de Sua gloriosa ressurreição. Não sei se isso é um consolo para quem ler isto, mas talvez nossos corações necessitem se quebrantar, desta forma, experimentando essa perda, a fim de que nós possamos redescobrir a Nova Vida que Ele tem para oferecer, através de Seus símbolos doadores de vida neste mundo.

Recordemos, mesmo quando experimentamos uma tristeza inconsolável sobre a “queda”, diante de nossos olhos, de um amado símbolo cristão, a Catedral de Notre-Dame, que “cair na terra” nunca é “o fim da história”, quando se trata do Cristianismo. Nas famosas palavras de G. K. Chesterton, “O Cristianismo morreu muitas vezes e tornou a ressuscitar, pois tinha um Deus que sabia o caminho para fora do túmulo”. Glória a Ele!

Versão brasileira: João Antunes

© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com